28 dezembro 2009

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

DEFINIÇÃO:


A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição clínica que resulta da compressão do nervo mediano, um dos principais nervos da mão, dentro do túnel do carpo. A Síndrome do Túnel do Carpo é extremamente comum, ocorrendo em aproximadamente 1% da população geral e é muito mais comum em mulheres. Esta compressão apresenta como sintomas o formigamento ou adormecimento nas mãos, dor nas mãos ou nos dedos, sensação de queimação e diminuição da sensibilidade principalmente no polegar, indicador e dedo médio (fig. 1). Os sintomas podem irradiar-se para cotovelos e ombros e são caracteristicamente exacerbados à noite.





Fig. 1- A STC ocasiona sintomas principalmente no polegar, indicador, dedo médio e parte do anular.





CAUSAS:




Semelhante a um fio elétrico, o nervo mediano é uma das conexões da medula com a mão. O túnel carpal é o caminho natural do nervo mediano. Este túnel situa-se no punho (carpo), no qual o assoalho é formado pelos ossos do punho e o teto pelo ligamento carpal transverso, ou retináculo dos flexores (fig. 2).








Fig.2: Assoalho do túnel do carpo é formado pelos ossos do carpo e o teto é formado pelo retináculo dos flexores.


Nele transitam dez estruturas: nove tendões e o nervo mediano. Uma desproporção entre o espaço disponível e seu conteúdo leva a um aumento de pressão no interior deste túnel, e a estrutura mais suscetível é o nervo mediano (em amarelo) (fig. 3).









Fig. 3: No túnel do carpo transitam nove tendões e o nervo mediano.





Qualquer alteração que comprometa o espaço pelo qual transita o nervo pode causar a síndrome do túnel do carpo. Estas alterações podem ser:





- anatômicas: osteoartrose , ligamentares, inerentes ao nervo(tumores), hipertrofia da membrana sinovial (tendinite), seqüela de fraturas etc...


- fisiológicas: diabete , artrite reumatóide , gota , gravidez , hemodiálise, tendência pessoal em acumular líquidos, etc..


- posicionais : espasticidade , ciclistas , etc...


- traumáticas: fraturas e lesões dos ligamentos do punho.





Inicialmente os sintomas ocorrem mais à noite, pois o inchaço natural dos tendões é removido naturalmente com o uso natural da mão, que bombeia o líquido extra para fora do túnel do carpo. A pressão exercida pelo líquido extra aumenta quando a mão encontra-se em repouso, especialmente quando dormimos. A posição de flexão do punho também aumenta a pressão no nervo mediano e à noite freqüentemente assumimos esta posição.



Nenhum comentário: